Santa Maria terá Centro de Referência para a Juventude e vagas no Partiu Futuro

Santa Maria terá Centro de Referência para a Juventude e vagas no Partiu Futuro

Foto: Maurício Araújo (PMSM)/Divulgação

Santa Maria foi contemplada com um Centro de Referência para a Juventude – Reconstrução – e também foi credenciada para a 2ª edição do programa Partiu Futuro Reconstrução, que são iniciativas do governo do Estado. O anúncio dos municípios contemplados com as políticas públicas foi feito pelo governador Eduardo Leite (PSD) na terça-feira (12), Dia Internacional da Juventude. O prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) esteve no Palácio Piratini para acompanhar a solenidade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os centros para a juventude têm o foco em promover o desenvolvimento integral de jovens, entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas de reforço escolar são algumas das atividades oferecidas pela iniciativa. Santa Maria integra o programa RS Seguro, critério, aliás, para implementação desse tipo de política pública. 


Na cidade, mil jovens serão beneficiados pelo Centro para a Juventude, que funcionará na Praça CEU, no Bairro Nova Santa Marta, um dos locais de vulnerabilidade social e também com índices elevados de criminalidade em Santa Maria. No caso do programa Partiu Futuro, serão ofertadas 150 vagas ao município para contratação de jovens aprendizes, entre 14 e 22 anos incompletos, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), matriculados ou egressos da rede pública de ensino – e com situações como atingidos, desabrigados ou desalojados – para atuar na prefeitura ou outros órgãos públicos.

 
– Estamos muito felizes de termos conseguido esses avanços para Santa Maria –  afirmou Decimo. 


O Secretário de Desenvolvimento Social do governo Leite, Beto Fantinel (MDB) destacou o impacto das iniciativas: 


– Estamos atentos às desigualdades e promovemos investimentos para transformar realidades.

Juntaram-se ao anúncio os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), presidente da Câmara, e Lorenzo Pichinin (PSDB), e o secretário adjunto de Desenvolvimento Social local, Marcelo Acosta (MDB). Em comum, todos são aliados nos governos aqui e na Capital.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais uma etapa do aquece para o Carnaval Anterior

Mais uma etapa do aquece para o Carnaval

MDB promove encontro regional em Santa Maria Próximo

MDB promove encontro regional em Santa Maria

Jaqueline Silveira